No ano passado o Brasil enfrentou um período de seca com enormes proporções, o que fez com que o nível dos reservatórios de água baixasse de forma espantosa. Desde então, além de resultar na escassez deste recurso natural tão importante, a seca também refletiu na produção de energia elétrica. Por isso dicas de como economizar energia se tornaram indispensáveis, entretanto, antes é preciso entender como funciona o fornecimento de eletricidade.
Produção de Energia Elétrica no Brasil
A maior parte de energia no Brasil é produzida por usinas hidrelétricas, sendo assim, o fato dos reservatórios estarem com níveis baixos faz com que outras fontes de energia sejam acionadas para custear o consumo no país. Desta forma, foi implantado pelo governo o sistema tarifário de bandeiras, que funciona da seguinte forma:
Bandeira Verde
Significa que o país está gerando energia sem necessidade de aumento na tarifa.
Bandeira Amarela
Significa que o país está em alerta, a conta aumentará R$ 0,025 a cada quilowatt-hora.
Bandeira Vermelha
Significa que o país está em seu pior momento para gerar energia, desse modo à conta aumenta R$ 0,045 a cada quilowatt-hora.
Dicas de como economizar energia
Sabendo agora como funciona o sistema tarifário de energia elétrica no Brasil, que tal algumas dicas de como economizar energia elétrica e não permitir que esse aumento extrapole seu orçamento?
Banhos rápidos
Evite banhos demorados reduzindo para o máximo de 10 minutos. Se usar a chave do chuveiro na posição verão, também haverá economia de 30% de energia. Se houver resistência queimada troque-a imediatamente. Optar por remendos fará com que você consuma mais energia.
Lâmpadas econômicas
Prefira sempre as lâmpadas mais econômicas. Já foi comprovado que a durabilidade e economia dessas lâmpadas, a de Led, por exemplo, refletem significativamente na redução do consumo de energia.
Mantenha apagadas as luzes de cômodos que não estão sendo usados. Deixe os lustres sempre limpos, isso evita o uso de lâmpadas mais potentes. Usar cores claras nas paredes e luz natural de claraboias também reduz a necessidade de um consumo maior de energia elétrica.
Cuidados com os eletrodomésticos
Na compra dos aparelhos procure pelo selo Procel, pois isso indica que eles são mais eficientes e econômicos. Os melhores são da categoria A.
Mantenha os filtros do ar-condicionado limpos e evite deixá-lo ligado quando o ambiente estiver desocupado. Instalar fogão ao lado da geladeira também atrapalha o consumo dela, por isso evite. Ferro de passar roupa e chuveiro gastarão menos energia se forem utilizados fora dos horários de pico.
Fuga de energia
Em alguns locais é necessário que haja uma constante verificação de consumo, pois mesmo depois de ter tomado todas essas medidas, podem acontecer fugas de energia sem que se note.
Verificar a vedação da borracha da geladeira periodicamente evita que o consumo aumente. Checar se não há problemas com a fiação elétrica de sua residência por meio de um teste, também ajudará.
Apague todas as luzes da casa, desligue todos os aparelhos da tomada e espere alguns segundos. Se o medidor de luz ainda estiver girando alguma coisa está errada, e será necessário chamar um eletricista para resolver o problema.
Diante dessas dicas de como economizar energia elétrica, você conseguirá reduzir o consumo de forma significativa, passará pela bandeira vermelha sem aperto no bolso e ainda poderá usufruir do conforto que energia elétrica proporciona. Se quiser saber mais sobre o assunto ou tiver alguma dúvida sobre o artigo, deixe aqui o seu comentário!