bg-empresa

Saiba tudo sobre iluminação de piscinas e luminárias subaquáticas!

Luminárias subaquáticas

Luminárias subaquáticas valoriza a área de lazer que geralmente é palco de muitas ocasiões alegres e festivas, e torná-la um espaço de destaque na casa só valoriza ainda mais o imóvel. Se há uma piscina então, a diversão é garantida! Que tal aproveitar a chegada do verão para conhecer novas possibilidades de ambientação da área da piscina?

A iluminação subaquática é uma tendência hoje. Além de ser perfeita para esticar a diversão na piscina noite afora, ela ainda cria um efeito visual impactante. Neste post, preparamos um guia para te deixar por dentro dos tipos de iluminação de piscinas disponíveis no mercado e das formas de aplicar cada um deles. Fique ligado!

Por que iluminar a sua piscina com luminárias subaquáticas?

Há diversos motivos para investir na instalação de um sistema de luzes na piscina. Podemos destacar, por exemplo, o impacto estético que esse recurso causa nos convidados. Em outras palavras, ter uma piscina com um projeto de iluminação subaquático é, no mínimo, bonito de ver.

Além disso, com as luminárias subaquáticas, as atividades em volta e dentro da piscina podem se estender noite adentro. Quem gosta de se exercitar, por exemplo, terá mais tempo para treinar seu esporte favorito graças à iluminação.

Outro fator que merece destaque é o da segurança dos moradores e convidados, pois as luzes instaladas sob a água, indiretamente, diminuem o risco de acidentes nas proximidades da piscina, justamente por deixá-la bem iluminada. Dessa forma, adultos, crianças e até animais de estimação ficam mais protegidos, por exemplo, contra quedas e afogamentos acidentais.

Quais os tipos de iluminação de piscinas?

Há no mercado uma série de opções para transformar a sua piscina em ambiente de uso também noturno. Listamos abaixo algumas delas, apontando os prós e os contras de cada modelo:

Refletores

  • prós: os refletores tradicionais devem ser instalados em nichos na lateral da piscina, e cumprem bem o papel de iluminação, ainda que de forma bem básica. As lâmpadas dicroicas de 50 watts são bastante utilizadas e iluminam uma área de 10 metros quadrados;
  • contras: necessitam ser retirados para troca. Além disso, essa opção fornece iluminação bem clássica (sem muitas opções de cores e efeitos), sua instalação deve ser considerada desde o projeto e o gasto de energia é maior se comparada a outros tipos.

LED

  • prós: as luminárias subaquáticas por luzes de LED é uma ótima opção em termos de custo-benefício e representa a evolução do mercado nessa área. Bastante duradouras, essas lâmpadas têm vida útil de aproximadamente 50 mil horas! Além disso, há variadas opções de aplicação e cores;
  • contras: para criar um efeito consistente, é necessário o uso de diversos pontos de luz, o que pode encarecer o projeto. Para saber mais sobre LED, conheça os mitos e verdades sobre esse sistema.

Fibra ótica nas luminárias subaquáticas

  • prós: a iluminação com fibra ótica é a mais versátil de todas, pois permite iluminar e, ao mesmo tempo, criar efeitos visuais impactantes, principalmente em chafarizes e quedas d’água. É possível também customizar o projeto ou aplicar essa tecnologia em toda a extensão da piscina. Com esse material, é possível criar efeitos belíssimos, como um céu estrelado no fundo da piscina. A imaginação é o limite!
  • contras: de todos os modelos, é o mais caro.

Independentemente da escolha entre um sistema ou outro, por medidas de segurança, lembre-se de que é imprescindível fazer aterramento elétrico. Outro toque é que a instalação se torna mais simples se for planejada desde a fase de projeto da obra, ainda que seja possível instalar a iluminação posteriormente.

Gostou deste post? Então aproveite para se atualizar sobre outras novidades do mercado: basta curtir a nossa página no Facebook!

Dicas de como aliar estilo e segurança na iluminação

Na hora de escolher a decoração da área externa, muita gente pensa apenas na beleza. Felizmente, com o avanço da tecnologia, é possível pensar em soluções que aliem estilo e segurança. Confira, a seguir, algumas sugestões.

Iluminação de pontos estratégicos com luminárias subaquáticas

Se a sua piscina é frequentada à noite, ilumine curvas, quinas, degraus e superfície. Os efeitos de contraste com a luz facilitarão a visão dos mergulhadores, aumentando a segurança.

Além disso, é interessante planejar a posição das lâmpadas de forma que o foco da luz não esteja direcionado para o local no qual as pessoas ficam de frente para a água. A iluminação para piscinas é otimizada quando posicionada de forma contrária, evitando que a luz atrapalhe ou ofusque a visão, causando desconforto e, até mesmo, resultando em acidentes.

Proporção entre tamanho da piscina e luminosidade

Na hora de montar um projeto para iluminação para piscinas, é preciso levar o tamanho da piscina em consideração, afinal, ele interfere na quantidade de lâmpadas necessárias.

É importante que haja um equilíbrio entre eles para que as luminárias subaquáticas não fique precária e nem tampouco em excesso.

Led proporciona alta performance nas luminárias subaquáticas

Como alternativa à fibra ótica, há excelentes linhas de iluminação em LED de alta performance.

Nautilus, por exemplo, oferece diversos dispositivos de iluminação em LED que ajudarão a personalizar a decoração da sua piscina com sofisticação e estilo – basta escolher as cores e os efeitos que combinam com o seu ambiente. São itens com baixo consumo de energia elétrica e que aliam tecnologia com inovação e praticidade, pois são fáceis de serem instalados. Eles atendem rigorosamente à NBR 5410 de instalações elétricas de baixa tensão, como o uso de transformador e não da fonte chaveada.

Refletores flutuantes

Se você quer garantir a segurança da sua piscina, mas não deseja fazer grandes mudanças para adaptar a iluminação, os refletores flutuantes são uma excelente opção.

Eles possuem uma grande diversidade de efeitos, permitindo que você varie e combine a iluminação de acordo com o evento ou com o seu gosto. Por exemplo, nos dias de festas, você pode escolher uma cor que combine com a temática, já no dia a dia, as luzes clássicas dão um show!

Os efeitos podem ser controlados via controle remoto e sua bateria dura em torno de 12 horas seguidas.

Iluminação externa

Durante o dia, a área da piscina conta com a iluminação natural. Já ao anoitecer, é preciso investir em acessórios para as luminárias subaquáticas, como LEDs de jardim ou deck, postes, refletores e arandelas para manter o ambiente charmoso e seguro.

Afinal, de que adianta caprichar na iluminação dentro da água se, na parte externa, ninguém conseguir ver nada?

É preciso planejar o posicionamento de acessórios para garantir a visibilidade e evitar acidentes. Ilumine entradas próximas de portas, degraus, deques, plantas e quaisquer outros obstáculos que possam comprometer a segurança.

As luminárias subaquáticas para piscinas vai muito além da estética: ela é fundamental para a segurança dos moradores. Além de evitar acidentes e complementar a decoração, a instalação de fontes e pontos de luz viabiliza o uso da piscina para as atividades noturnas. Assim, você terá mais tempo para aproveitar essa área junto da família e amigos!

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS PROMOÇÕES