Quem trabalha ou simplesmente tem interesse com a parte elétrica da casa sempre se depara com termos e medidas e muitas vezes não tem a mínima ideia do que significam, sua importância e como são aplicados em uma residência.
No post de hoje, preparamos para você um glossário sobre os principais termos medidas eletricidade! Acompanhe!
Condutor
Trata-se de um componente que faz com que os elétrons se movam livremente dentro de uma superfície. Ele facilita a passagem de corrente elétrica para os equipamentos movidos a eletricidade.
Os materiais mais utilizados para os condutores elétricos são da família do metal, como cobre, alumínio, ouro e prata. Os sais quando dissolvidos ou fundidos também permitem a condução de cargas elétricas. São exemplos destes termos os fios que levam para a região a corrente elétrica.
Corrente elétrica
Este termo é definido como o fluxo ordenado de partículas que possuem carga elétrica – os elétrons. Esse movimento ocorre em um condutor quando há diferença de potencial entre suas extremidadas. Esse diferencial é chamado de tensão. A unidade que representa a quantidade de elétrons que passa pelas instalações elétricas é chamada de Àmpere (A).
Voltagem
Também conhecida como tensão (simbolizada pela letra V que significa volts) ou Diferença de Potencial (DDP) é uma medida física que impulsiona os elétrons ao longo de um condutor. Essa magnitude conduz a energia elétrica com maior ou menor potência.
Por exemplo, a eletricidade chega aos seus aparelhos elétricos por meio de uma corrente. Esta, por sua vez, deve abastecer de forma precisa seus instrumentos para que estes funcionem bem. Do mesmo modo a tensão também permite queimas nos eletrônicos quando são submetidos à alta carga elétrica. Esta corrente é produzida pela diferença de potencial de um volt em uma resistência de 1 ohm.
Resistência elétrica
É a capacidade que um corpo possui de opor passagem de elétrons, mesmo existindo diferença de potencial.
Essa oposição acontece da seguinte maneira: quando se estabelece corrente em um condutor metálico, um grande número de elétrons (que fazem parte da corrente elétrica) passa a se deslocar neste condutor. Nesse movimento os elétrons colidem entre si e os materiais metálicos. Com isso, os elétrons encontram dificuldades para transitarem, gerando o fenômeno de resistência elétrica.
Esse material pode ser encontrado facilmente na sua residência, como nas lâmpadas e também nos chuveiros elétricos (quem nunca teve que trocar a resistência do chuveiro de casa, não é mesmo?!).
A unidade que expressa a resistência é medida em ohms.
Ohm (Ω)
Ohm é a relação entre a tensão de um volt e a corrente de ampere. Um elemento condutor ou isolante, que possua 1 Ω de resistência, gera uma queda de tensão de 1 volt a cada medida de corrente que por ele passa.
Potência elétrica
Trata-se da capacidade de uma fonte de tensão elétrica realizar um tipo de trabalho durante algum período. Os aparelhos, ao receberem energia, transformam-na em um outro tipo de energia. Por exemplo, o chuveiro da sua casa converte a energia elétrica em térmica.
Quanto maior a quantidade de energia transformada em um pequeno intervalo, maior será a potência do equipamento. Em outras palavras, a grandeza aqui estudada aponta a velocidade com que a energia elétrica é transformada. A unidade que representa a potência é conhecida como Watt (W).
Exemplo clássico é a conversão elétrica do chuveiro para a térmica, aquecendo a água durante o banho. Essa mudança de energia é também conhecida como Efeito Joule.
Com os termos aqui explicado pelo nosso glossário ficou fácil entender sobre os principais termos e medidas mais usadas na área? Conhece outros termos na parte elétrica? Aproveite o espaço nos comentários e compartilhe suas ideias! Fique por dentro das novidades do mundo elétrico, acompanhando nosso blog!