bg-empresa

Interruptores e tomadas: conheça os principais tipos e saiba como comprar

Interruptores e tomadas

Tomadas e interruptores são dispositivos do projeto elétrico de uma casa e eles têm fundamental importância no uso e distribuição da energia elétrica dentro da casa.

No entanto, também traz um impacto muito grande na usabilidade do imóvel e no conforto que a energia elétrica pode proporcionar aos moradores da residência.

Portanto, o planejamento e o uso correto de tomadas e interruptores é de vital importância para permitir que é usabilidade do imóvel possa ser alcançada com eficiência.

Seja para finalizar um projeto de casa nova ou arrematar a reforma de uma empresa, sobretudo, os acabamentos dão o toque final para a decoração, unindo funcionalidade com estilo.

A identidade arquitetônica depende também do cuidado com detalhes como no caso dos interruptores e tomadas.

No entanto, embora muita gente simplesmente siga o padrão do mercado, há muitas possibilidades disponíveis, o que pode deixar o espaço ainda mais agradável e seguro.

Confira agora os principais tipos de interruptores e tomadas e saiba o que cada um deles tem a oferecer de melhor.

Tomadas

As tomadas são os meios nos quais a energia elétrica é distribuída dentro do imóvel para que seja ligado aparelhos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros dispositivos elétricos que é uma pessoa possa ter dentro de sua casa.

As tomadas podem ser de 110 ou 220 volts dependendo da necessidade e do aparelho que você pretende ligar ali.

Alguns equipamentos exigem obrigatoriamente o uso de tomadas 220 como é o caso, sobretudo, do ar condicionado e outros aparelhos elétricos.

Na região sudeste do Brasil é comum usarmos as tomadas 110 para quase toda a casa e usar 220 em situações específicas.

Interruptores

Os interruptores são pontos de contato para ativação de lâmpadas dentro do imóvel.

Sobretudo, é através dele que é possível acender e apagar as luzes e portanto vale muito o posicionamento que eles têm dentro de cada cômodo, sendo o mais comum a sua colocação na entrada do cômodo ou em um local de fácil acesso para que seja ativado e desativado uma lâmpada com facilidade por qualquer pessoa.

Uma característica das tomadas e interruptores é o aproveitamento do ponto de energia.

Neste caso, é comum colocar tomadas e interruptores juntos, isto quando não se coloca tomadas duplas ou interruptores duplos para permitir o aproveitamento do ponto de acesso de energia elétrica naquele local.

O padrão de energia

No Brasil, o principal uso de aparelhos é voltado para o computador e televisores. Para isto, a tomada tradicional de 10 amperes, entretanto, é mais que suficiente.

Já no caso de eletrodomésticos que necessitam de um pouco mais, como o microondas ou o secador de cabelo, as tomadas de 20 amperes é mais indicada, e por isso mais utilizada no banheiro e na cozinha.

Tomadas para telefone e internet

Toda casa hoje necessita de uma entrada para receber o sinal de telefone. Ou seja, essas tomadas possuem entradas específicas, que podem variar também do tipo de sinal que a linha recebe.

No caso dos mais antigos, são as tomadas de quatro pinos achatados. Porém os mais modernos são os pequenos quadradinhos. É preciso tomar conhecimento do tipo de cabo utilizado para certificar-se da compra certa.

Interruptores de luz

As versões simples permitem que se apague ou acenda a luz somente no local que é instalado. Já os paralelos permitem que a mesma luz seja acessada de dois ou mais pontos diferentes. Elas são feitas a uma altura de 110cm do chão.

Este tipo de instalação é usado, por exemplo, para quem quer ter um ponto de acesso ao lado da cama, não tendo que levantar para apagar a luz na hora de dormir.

Decorando com espelhos de interruptores e tomadas

Os espelhos, ou placas protetoras que envolvem interruptores ou tomadas podem dar um toque a mais na decoração. Ou seja, as mais vendidas são os modelos brancos, que podem ser encontradas no formato quadrado, redondo, em acabamento fosco e brilhante.

Já os espelhos coloridos, muito procurados para ambientes infantis e comerciais, podem ser encontrados em lojas especializadas de decoração ou eletricidade.

Interruptores e tomadas com dimerização

Alguns modelos trazem, em conjunto com os interruptores, um acesso que permite mudar variação da luz. É uma ótima opção para quarto de crianças, assim como para ambientes em que se deseja uma luz discreta e agradável.

Sinais de braille para deficientes visuais

A linha de interruptores com sinais de braille permitem que deficientes visuais tenham acesso facilitado à tomadas. Ideal para espaços institucionais, com grande circulação de pessoas e também, claro, para espaços destinados ao público.

Interruptores e tomadas multifunções

Os modelos multifuncionais reúnem em um mesmo espelho a tomada e o interruptor de luz. Ou seja, este é muito indicado para áreas externas, garagens e jardins. Ele costuma ser mais resistente, auxiliando também na elaboração do projeto de obra.

Há ainda modelos que podem reunir a função de alto falante de interfone, entretanto, também indicado para áreas externas.

Interruptores e tomadas com entrada USB

Com a quantidade de dispositivos que usamos hoje em dia no cotidiano — tablets, smartphones, computadores — o uso do USB se torna cada vez mais recorrente. Alguns interruptores trazem uma entrada já com USB, facilitando bastante a vida cotidiana.

Gostou de conhecer os principais modelos de tomadas e interruptores? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e deixe os amigos por dentro do assunto!

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS PROMOÇÕES