Icone do carrinho
bg-empresa

SECCIONAMENTO

003-electrical-panel

SECCIONAMENTO

Seccionar é o ato de desligar completamente um dispositivo elétrico ou circuito de outros dispositivos ou outros circuitos, provendo afastamentos adequados que assegurem condições de segurança especificadas em relação a quaisquer circuitos vivos.

A NBR 5410 prescreve que sempre devem existir meios de seccionar a alimentação da instalação elétrica, seus circuitos e seus equipamentos para fins de manutenção, verificação, localização de defeitos e reparos.

Qualquer que seja o esquema de aterramento, o condutor de proteção não deve ser seccionado, incluindo o condutor PEN dos esquemas TN-C.

Cada circuito, sem exceção, deve ter seu próprio dispositivo de seccionamento que seccione todos os condutores vivos (fases e neutro). Há uma exceção em relação ao seccionamento do neutro em esquema de aterramento TN-S, que, conforme 5.6.2.2, não é necessário ser seccionado.

Um conjunto de circuitos pode compartilhar um dispositivo de seccionamento comum desde que as condições de serviço permitam essa solução. Essa medida não anula a obrigatoriedade de cada circuito possuir seu próprio dispositivo de seccionamento.

Outras soluções