O horário de verão está se aproximando, e seu principal objetivo é a economia de energia. Porém, o calor excessivo, a falta de chuva e o uso intenso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos influenciam em uma conta de luz mais salgada.
Por isso, não pense que você está livre de preocupações e cuidados no horário de verão! Nesse período do ano, é preciso tomar algumas providências para preservar o meio ambiente e garantir a economia.
Quer saber o que você pode fazer para evitar gastos excessivos? Confira agora nossas dicas de como economizar energia no verão:
Abuse da luz natural
Durante o dia, desligue as luzes e abra as janelas e cortinas. Além de trazer benefícios para a saúde, a luz natural contribui com a iluminação, dispensando o uso de lâmpadas.
E por falar em lâmpadas, você sabia que as incandescentes são as que mais consomem energia elétrica? As fluorescentes podem ser uma opção viável para substituí-las, mas as lâmpadas de LED, além de durarem por anos, são ainda mais econômicas.
Se possível, evite paredes e vidros de cor escura. Eles escurecem o ambiente durante o dia, aumentando o consumo de energia para deixar o ambiente iluminado.
Cuidado com os eletrodomésticos
Algumas práticas simples do cotidiano podem gerar grandes gastos no fim do mês. Veja a seguir alguns dos itens mais usados na rotina de uma família e o que fazer para não desperdiçar energia:
Standy by
Desligue o standy by de aparelhos como micro-ondas e TV. Embora pareça como uma simples luz acesa, ela mantém alguns componentes internos do aparelho em funcionamento, consumindo energia sem necessidade.
Geladeira
Ao se alimentar, evite abrir e fechar a geladeira com frequência. Abra-a de uma vez e pegue o que precisar. Evite também colocar alimentos quentes, pois faz com que ela trabalhe mais. Verifique ainda o estado da borracha de abertura da geladeira e não coloque excesso de peso na porta — isso poderá danificá-las e aumentar a entrada de ar quente.
Máquina de lavar roupa
Sempre use a máquina de lavar apenas quando se tem uma boa quantidade de roupa suja. Usando-a frequentemente com pouca roupa, fará com que ela trabalhe com máxima força desnecessariamente e por várias vezes.
Ferro de passar roupa
Passar toda a roupa de uma vez também é recomendado. Isso acontece porque o ferro demora um tempo para esquentar, e realizar esse processo várias vezes aumenta o gasto de energia elétrica.
Chuveiro
O chuveiro é o vilão do consumo de energia elétrica. A dica é desligá-lo enquanto se ensaboa e usar sempre a resistência original ao invés de gambiarras: instalá-lo corretamente, além de economizar energia, é fundamental para a sua segurança.
Aproveite a ventilação natural
Abrir as janelas ajuda refrescar a casa, evitando o uso excessivo de ventiladores e ar condicionados. A ventilação natural é mais saudável, pois esses aparelhos acumulam, em seus mecanismos, poeira que é solta no ar quando em funcionamento, prejudicando o sistema respiratório.
Se não houver essa possibilidade, é importante estar em dia com a limpeza dos filtros do ar condicionado, pois a poeira acumulada também leva o aparelho a consumir mais energia elétrica.
Desligue computadores e notebooks
O verão é o período de férias das crianças, e é natural que o consumo de eletrônicos seja mais relevante. No entanto, os monitores e telas dos notebooks são os elementos que mais consomem energia.
Ao usá-los, o ideal é programar um tempo de espera para que a tela seja desligada automaticamente ou desligá-la manualmente ao sair de perto do aparelho. Pensar em fazer tudo isso de início pode parecer trabalhoso, mas após alguns dias colocando essas dicas em prática, a sua rotina ficará mais simples — e a sua conta, mais barata!
Viu como economizar energia não é um bicho de sete cabeças? Se você gostou dessas dicas para a sua casa, aproveite para conferir como economizar energia em uma empresa! Nos vemos no próximo post!