bg-empresa

Conheça 4 soluções sustentáveis para iluminação da sua casa

conheca-x-solucoes-sustentaveis-para-iluminacao-da-sua-casa

Soluções sustentáveis para iluminação na sua casa é o assunto do blog de hoje.

Sustentabilidade pode ser definida como a necessidade de desenvolver modelos sustentáveis necessários, para que a raça humana e o planeta Terra sobrevivam.

Pode parecer um conceito drástico, e é mesmo.

A iluminação de ambientes, mesmo não sendo a atividade (ou tecnologia) com maior impacto ambiental, tem um papel importante.

Sobretudo para reequilibrar o consumo de recursos energéticos e preservar o meio ambiente.

Sustentabilidade é um ato de equilíbrio.

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas define o desenvolvimento sustentável como todas as ações que atendam às necessidades do presente sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.

Como a iluminação desempenha um papel fundamental em nossas vidas diárias, bem como no comércio e na indústria em todo o mundo.

Devido a isso, precisamos ter uma conversa sobre como ela pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, e é exatamente o que faremos neste post.

A busca por soluções sustentáveis para iluminação vem movimentando o mercado brasileiro e já é uma das maiores tendências de decoração e arquitetura do momento.

Os profissionais do ramo estão em busca de opções mais limpas, bonitas e econômicas, em consonância com o meio ambiente.

E é nesse conceito que algumas alternativas estão sendo cada vez mais bem empregadas.

Quer conferir algumas novidades bacanas do setor? Então confira o conteúdo a seguir e veja quais são as melhores soluções sustentáveis para iluminação:

Não abra mão da tecnologia para soluções sustentáveis para iluminação

Há alguns recursos muito modernos e ainda pouquíssimo utilizados que podem ajudar a economizar, e muito, no consumo de energia de sua casa.

Os sensores de presença são alguns desses recursos.

Instalados em áreas comuns da residência, como varandas, corredores, lavanderias e quintais, eles são acionados apenas quando alguém circula por essas áreas.

Isso acaba evitando, assim, que as luzes fiquem acesas sem necessidade.

E uma outra opção é o uso do dispositivo conhecido como “dimmer” que controla a intensidade da luz nos ambientes e, geralmente, é instalado em quartos e salas de TV.

Localização das lâmpadas

Para fazer qualquer alteração na construção ou reforma de uma casa é preciso ter um planejamento cuidadoso. A instalação das lâmpadas também precisa ser planejada.

Para isso, crie formas de classificar os usos e os espaços que necessitarão de mais iluminação para, só depois, saber onde as lâmpadas deverão ser colocadas.

Isso garantirá eficiência na iluminação e economia no bolso, ao mesmo tempo!

Tenha sempre em mente uma lição básica: a iluminação de um ambiente deve ser feita de acordo com seu tamanho e sua finalidade.

Uma sala de televisão, por exemplo, não precisa de muitas lâmpadas e nem que elas sejam muito fortes.

Lâmpadas de LED é primordial para soluções sustentáveis para iluminação

As lâmpadas de LED não podem ser consideradas propriamente uma novidade, pois já ocupam uma fatia considerável do mercado há alguns anos.

Certamente, esse espaço não foi conquistado à toa. Elas são muito mais econômicas e geram uma bela economia na conta de luz.

Como se não bastasse, possuem uma vida útil muito maior e são extremamente versáteis, combinando com todos os tipos de ambiente.

Também são menos nocivas para o ambiente, não contendo componentes tóxicos como chumbo, mercúrio ou cádmio, dispensando o descarte especial.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação.

Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Claraboias

As claraboias, também conhecidas como tubos de luz, também são soluções sustentáveis para iluminação bastante práticas e interessantes para a decoração.

Presentes no estilo arquitetônico de diversas culturas ao redor do mundo, elas nada mais são do que tubulações que ultrapassam o telhado, trazendo maior luminosidade natural para o ambiente.

Além de gerar uma bela economia por meio da redução da necessidade do uso de energia elétrica, elas também são itens muito bonitos para a decoração e caem especialmente bem em cômodos que não possuem um número suficiente de janelas ou boa incidência de raios solares.

Energia solar é uma das soluções sustentáveis para iluminação

O uso de energia solar é outra das melhores soluções sustentáveis para iluminação.

Outrora considerada muito cara, essa tecnologia vem se barateando bastante por meio de sua popularização e já se apresenta altamente vantajosa, especialmente em países com boa quantidade de dias de sol por ano como o Brasil.

Atualmente, o valor gasto com a instalação das placas ou painéis solares nos telhados ou quintais das casas já pode ser recuperado de maneira relativamente rápida.

Em geral, em um ou dois anos você já terá o retorno, por meio de uma boa economia na taxa de energia.

Cores claras

Você pode até não acreditar, mas por mais simples que possa parecer, pintar as paredes com cores claras, na maioria dos casos, caracteriza uma solução sustentável infalível para a iluminação.

E ainda ajuda a reduzir em até 10% seu consumo de energia!

O motivo é ainda mais simples: as cores claras refletem a luz do sol por mais tempo, otimizando a utilização da luz natural e garantindo a eficiência da iluminação da casa sem recorrer à luz elétrica.

Essa mesma técnica também pode ser aplicada para teto e pisos.

Poucas pessoas param para pensar nisso, mas algumas das melhores e mais viáveis soluções sustentáveis para iluminação da sua casa podem ser incrivelmente simples e óbvias.

Uma delas, certamente, está no uso de tonalidades mais claras, especialmente nas paredes dos ambientes internos.

A razão para isso é bem simples: os raios solares se refletem muito mais em superfícies com cores mais abertas, como o branco, o bege e o salmão.

Isso ajuda a diminuir a necessidade do uso de iluminação artificial, ou seja, o que reduzirá naturalmente o preço da sua conta de energia.

E então, gostou de conhecer essas soluções sustentáveis para iluminação da sua casa?

Com algumas aplicações simples, você diminui o seu consumo de energia e pode tornar sua propriedade muito mais prática e bonita! Conhece mais alguma dica?

Planejamento é fundamental para soluções sustentáveis para iluminação

Quando estamos planejando a construção ou reforma de nossas casas, muitas vezes deixamos um item importantíssimo de lado:a iluminação!

Para quem se preocupa com a economia de energia e alternativas ecológicas, ou seja, as melhores soluções estão ligadas ao conceito de “iluminação sustentável”.

Também conhecido como “iluminação verde”, esse novo conceito é inspirado em encontrar formas ecologicamente produtivas para facilitar o dia a dia, ou seja, poupar seu bolso de gastos desnecessários e descobrir novas formas de consumo de energia.

Se você é dessas pessoas que gostam de unir o útil, o agradável e o econômico, confira nossas dicas para inspirar você a adotar a iluminação sustentável em seu estilo de vida. Confira:

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS PROMOÇÕES