bg-empresa

Conta de luz: Quais aparelhos domésticos gastam mais energia?

aparelhos domésticos gastam mais energia

A conta de luz é uma das principais despesas tanto no âmbito doméstico quanto corporativo. Saiba quais são os aparelhos que mais consomem

A conta de luz é responsável por grande parte dos gastos corporativos e domésticos.

Ou seja, é um assunto que está na prioridade na ponta de lápis de qualquer pessoa. 

Os aumentos na conta de luz e a inclusão das bandeiras vermelha e amarela de consumo energético nos colocam na busca constante, especialmente, pela redução do consumo de energia.

O que muita gente não sabe é que existem verdadeiros vilões em casa, sobretudo, que aumentam o gasto energético e, consequentemente, interferem no valor da conta de luz. 

Isso acontece porque alguns eletrodomésticos acabam sendo os responsáveis pela maior parte da energia consumida, por exemplo.

Para te ajudar a manter um controle de gastos mais eficiente, listamos a seguir alguns dos aparelhos domésticos que mais gastam energia. 

 

Confira quais são eles e aprenda como economizar na sua conta de luz

 

Geladeira

 

Esse aparelho doméstico indispensável dentro de casa é também um dos que mais gastam energia no nosso dia a dia. 

Como não podemos desligar a geladeira da tomada, alguns hábitos e cuidados, no entanto, ajudam a reduzir o consumo de energia. Entre eles, estão:

 

  • Evitar deixar o aparelho com a porta aberta por muito tempo;
  • Retirar e guardar os itens que você precisa em uma única vez;
  • Não colocar o aparelho em local muito quente, como ao lado do fogão;
  • manter as borrachas de vedação em bom estado de conservação.

 

Ar-condicionado

 

Quem tem ar-condicionado na residência precisa ter mais atenção na conta de luz, na medida em que ele pode ser um dos grandes vilões da conta de luz. 

A dica para evitar gastos desnecessários é deixar a temperatura em aproximadamente 23 graus, visto que temperaturas muito baixas consomem mais energia.

Outra dica relevante é manter portas e janelas fechadas, especialmente enquanto o aparelho estiver ligado. Além disso, não se esqueça de fazer a limpeza do filtro de ar do aparelho. 

Quanto melhor for o funcionamento dele, mais você economiza.

 

Chuveiro elétrico é um dos vilões da Conta de luz

 

Especialmente nos dias de frio, esse pode ser um dos grandes responsáveis pelo aumento do gasto de energia. 

No entanto, a dica aqui é tomar banhos rápidos e, sempre que possível, fechar o chuveiro enquanto estiver passando xampu ou sabonete, por exemplo. 

Além disso, outro hábito que ajuda bastante é colocar o aparelho no modo verão ou desligá-lo durante os dias mais quentes.

 

Ferro de passar

 

A melhor maneira de evitar que o ferro de passar roupas aumente muito sua conta de luz é se organizando para passar as roupas de uma só vez, por exemplo. 

Ligar o ferro de passar várias vezes durante a semana impacta bastante no consumo de energia. Portanto, escolha um dia específico e passe tudo o que for necessário.

 

Máquina de lavar roupas

 

A dica do ferro de passar também pode ser aplicada para a máquina de lavar roupas. O ideal é que o aparelho seja ligado para funcionar em sua capacidade máxima.  Com isso você vai usá-lo menos vezes, consumindo menos energia.

Neste caso, é importante também respeitar as especificações da máquina, colocando a quantidade correta de roupa, sabão e amaciante, assim você garante seu melhor funcionamento.

 

Aparelhos em stand-by

 

Os aparelhos domésticos que ficam ligados em stand-by também têm responsabilidade na sua conta de luz, pois podem representar 13% do consumo de energia. 

 

Televisores, fogões elétricos, computadores, videogames, micro-ondas e carregadores de celulares, por exemplo, causam um impacto grande na conta de energia.

 

Isso porque eles continuam consumindo mesmo quando não estão sendo usados. O ideal é que sejam desligados das tomadas sempre que ninguém estiver utilizando.

 

Outras dicas de economia na Conta de luz

 

De uma certa forma, as contas de energia cada vez mais altas estão quase fazendo um favor à natureza. 

Especialmente, se forem combinadas com a preservação dos recursos ambientais, uma tendência cada vez mais forte cresce em todo o mundo: a decoração econômica.

Se economizar energia tornou-se imperativo no mundo moderno, a criatividade na decoração busca respostas cada vez mais sustentáveis e saudáveis, que beneficiam o bolso e o bem-estar, por exemplo. 

 

Quer saber como economizar na sua Conta de luz? 

 

Reunimos algumas dicas muito legais e eficientes para deixar o seu lar mais bonito e ao mesmo tempo gastar menos energia.

 

Invista nas lâmpadas certas para economia na Conta de luz

 

Esse é um verdadeiro investimento que vale a pena para economizar energia em casa: trocar as lâmpadas eletrônicas pelas de LED, por exemplo.

Para se ter uma ideia, as lâmpadas de LED, que começaram a aparecer por aqui em 2009, não têm sua vida reduzida ao serem ligadas e desligadas constantemente e são duas vezes mais econômicas que as eletrônicas e seis vezes mais que as incandescentes.

Também podem ser encontradas em diversas cores, entre elas a branca e a branca morna, ideal para a iluminação indireta.

 

Utilize cores claras

 

Usar cores claras nas paredes e no teto ajuda a refletir a luz natural que entra pelas janela. 

Como resultado, os ambientes permanecem mais claros por mais tempo, ajudando a gastar menos energia. Se gostar de cores quentes, eleja apenas uma parede para isso.

 

Invista na iluminação natural para economia na Conta de luz 

 

Na hora de construir ou reformar, invista na iluminação natural colocando mais janelas e claraboias pela casa. 

Este tipo de decoração econômica reduz, sobretudo, o consumo de iluminação artificial e ar condicionado, e também é muito mais saudável.

 

Utilize acendimento automático no exterior e em varandas

 

As células fotoelétricas acendem apenas à noite, quando a sombra as alcança, por isso ajudam a economizar energia em casa, por exemplo. 

São perfeitas para varandas e exterior. No jardim, outra boa pedida são as luminárias solares, que armazenam a energia do sol durante o dia e acendem à noite sem gastar nada de energia elétrica artificial.

 

Racionalizar o uso de aparelhos ajuda na conta de luz

 

Evite usar esses aparelhos, considerados de alto consumo, sobretudo nos horários de pico. 

O consumo é maior e eles acabam puxando ainda mais, fazendo o relojinho andar mais depressa. 

O chuveiro elétrico gasta mais entre 18h e 21h, quando a maioria das pessoas chega do trabalho.

 

Regule a temperatura da geladeira com a estação

 

Use o termostato da geladeira de acordo com a temperatura ambiente. No inverno, ao contrário do verão, ele não precisa ficar no máximo e, devido a isso, ajuda a economizar energia.

 

Afaste o fogão das geladeiras

 

Quando estão muito próximos, fogão e geladeira podem interferir um no consumo de energia do outro, especialmente por causa da diferença de temperaturas.

 

Tire os aparelhos da tomada 

 

Se você trabalha em casa ou usa algum cômodo com mais frequência, tire os aparelhos da tomada se só usá-los novamente no dia seguinte.

 

Utilize dimmers no controle de intensidade de luz

 

Controlar a intensidade da luz artificial não só deixa o ambiente mais gostoso, como ajuda a economizar energia, pois nem sempre é necessário utilizar 100% da capacidade da lâmpada. 

É o caso de halls, lavabos e lugares em que não há muito movimento.

 

Avalie a utilização de um sistema de aquecimento solar

 

Hoje há kits de todos os tamanhos. Se você instalar um apenas para o aquecimento da água do banho, por exemplo, você já estará gastando muito menos energia no dia a dia. Neste sentido, o investimento compensa.

 

Panos de vidro nas paredes

 

Esse recurso, extremamente bonito e funcional, pode ajudar bastante a economizar, especialmente energia em casa. 

Isso porque nem é preciso fazer uma reforma tão grande assim, ou seja, você pode colocar panos de vidro em cima das portas, em parte do corredor ou até abaixo das janelas.

Basta abrir pequenos vãos na alvenaria. Outra dica é usar telhas de vidro no telhado das varandas ou onde não houver laje nem forro.

 

Invista nos espelhos

 

O uso de espelhos na decoração econômica ajuda a ampliar os ambientes pequenos e a refletir a luz natural que entra por portas e janelas.

 

Verifique a borracha de vedação da geladeira

 

Borrachas em mal estado de conservação fazem a geladeira ligar o motor mais vezes para manter a temperatura. Desse modo, mantê-las sempre novas ajuda a conservar melhor os ambientes e a gastar menos energia.

 

Não forre as prateleiras da geladeira

 

Aqueles forrinhos nas prateleiras podem até ser bonitinhos para alguns, porém prejudicam a circulação do ar frio. A geladeira também trabalhará mais, ou seja, puxando mais energia, para compensar.

 

Faça limpeza periódica nos lustres

 

Manter lustres bem limpos, livres de poeira e, especialmente de insetos faz com que a luminosidade das lâmpadas seja melhor aproveitada.

 

Instale temporizadores 

 

Nos lugares da casa onde as pessoas passam apenas ocasionalmente, outra boa saída é colocar temporizadores de movimento, por exemplo.

 

Mantenha os filtros dos aparelhos de ar-condicionado bem higienizados para economizar na conta de luz 

 

O filtro sujo também faz com que o temporizador do ar-condicionado seja acionado mais vezes para manter a temperatura. Filtros bem higienizados e limpos, sobretudo, também significam economia de energia em casa.

 

Agora que você já sabe quais são os aparelhos domésticos que mais gastam energia, que tal ajudar outras pessoas a poupar na conta de luz? 

 

Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e marque aqueles amigos que não dispensam uma boa dica para economizar!

 

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS PROMOÇÕES